quarta-feira, 25 de maio de 2016

Temporada de Romances- Ep. 1: Hábitos de Escrita



Bem-vindos, fabus, ao primeiro episódio do novo projeto do blog, Temporada de Romances, onde vou compartilhar com vocês dicas na hora de escrever que funcionam muito comigo. Não é nada muito complexo, mas que faz muita diferença.

E nada como começar contando os meus hábitos de escrita.

Bom, antigamente os meus livros começavam de uma forma muito engraçada. Eu simplesmente estava no tédio em alguma tarde de sexta-feira, e de repente vinha uma ideia na minha cabeça e eu começava a escrever. E de todas as vezes que isso aconteceu, só uma vez deu certo. Pois é, acontece. Mas vou contar o porquê.

Existem dois tipos de escritores. Os que planejam tudo na cabeça antes de começar o projeto e os que têm uma ideia e vai começando meio às cegas. Admiro muito os que conseguem escrever um bom romance na segunda opção, mas infelizmente uma boa parte da população de escritores não são assim.

Eu não sou. Sempre que começo algo às cegas, paro depois de três capítulos. As ideias simplesmente se bloqueiam na minha cabeça, não saí mais nada e eu jogo tudo fora.

Então, se você não consegue ter uma ideia e começar no mesmo momento a projetá-la, fique tranquilo, o importante é que você teve a ideia, agora é só trabalhar mais nela.

Eu tenho a hábito de levar sempre um caderninho ou bloquinho comigo, e tudo o que me vem à cabeça eu anoto. Frases, ideias para enredo, partes aleatórias, nomes para algum personagem... Anoto de tudo! Especialmente ficha de personagens (falarei mais sobre isso no episódio 3).

Quando eu sento para escrever, preciso de música, é algo que me dá muita inspiração e me faz escrever mais rápido que o normal. Tente encontrar algo que te faça bem na hora de escrever (pode ser apenas um suco que faça a diferença, sério, conheço muitas escritoras que comem batata chips e tomam Coca-Cola enquanto escrevem).

Também preciso sempre reler um capítulo que escrevi antes de começar um novo, pois às vezes eu fico muito tempo sem escrever e acabo esquecendo de alguns pequenos detalhes.

Agora preciso confessar algo, costumo ser uma pessoa muito lerda para escrever, especialmente porque ando muito sem tempo. Então, o que me ajuda muito é fazer metas de capítulos (farei um episódio especial falando sobre isso), um exemplo: esse final de semana eu preciso escrever três capítulos. E faço uma “cartelinha” para marcar os números dos capítulos, e ponho um “X” em cada um que eu escrevo, até cumprir a meta toda. É uma ótima ideia, especialmente para os escritores competitivos de plantão (sim, eu sou um pouco competitiva quando se trata de metas de escrita).

Resumindo o post: meu hábito de escrita é planejar tudo antes de começar um livro novo. Preciso ter 90% de certeza de que todas as ideias estejam prontas para serem apenas colocadas no papel, é necessário para mim ter quase toda a história construída.

Espero ter ajudado! Até o próximo episódio!

Observação: os episódios dessa série do blog não terão data certa de postagem, mas para ficar mais ligada nas postagens, siga o nosso Instagram, @fabu_mundo_literario (link no gadget do lado direito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário