segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Resenha: O Garoto ao Lado de Laritza Oliveira

Oi Leitores, hoje vim falar sobre o livro "O Garoto ao Lado", que é uma das novidades do selo da editora Novo Século, Talentos da Literatura Brasileira. Descobri esse selo recentemente, e esse é o primeiro livro que tenho com o selo, pretendo adquirir mais no futuro.
Bom, então, sem falação e vamos começar!

Ficha técnica

Título: O Garoto ao Lado
Autora: Laritza Oliveira
Nº de páginas: 158
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2015
Sinopse: Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum “País das Maravilhas” à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.
Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do “garoto ao lado”.
 
 

 Esse livro preciso confessar que li em apenas um dia, mas me apeguei demais aos personagens.
Alice é uma garota boa, mas tem uma determinação impressionante. Ela sabe a hora de agir, sabe quando é preciso mostrar braveza, e sabe quando é necessário pedir desculpas. Ela é independente e nada vulnerável, apesar de ter um acontecimento muito marcante em seu passado.
O "garoto ao lado" é o Nicholas, que no começo eu preciso confessar que quis enforcar o garoto, mas depois vi que na verdade ele é uma pessoa muito boa, e sabe como ser um bom amigo. O carinho que ele teve com a Alice me deixou emocionada, e eu passei o resto da minha noite desejando ter um amigo como ele, impossível não querer um Nicholas!
A história se passa em Palmas, e Alice acaba de se mudar para lá. Nova escola, novas pessoas, nova vida. Um dia ela percebe o olhar de Nicholas nela, um garoto que parece ser antissocial (tanto que ela o apelida de antissocial), só que não é bem assim. Sim, Nicholas é um garoto meio afastado, mas na verdade é que ele apenas prefere ter poucos amigos (e está certo, além do mais, os amigos verdadeiros nós contamos nos dedos de uma mão).
A amiga de Alice fala para ela falar com o garoto, e é nessa parte que podemos tirar um impressão errada dele, mas sério, não se apeguem a isso, o Nicholas como eu disse não é nada mal. Nem m pouquinho mesmo.
E é então que a história deles começa.
Vou parar de falar por aí, porque não quero dar spoilers.
Quando vi esse livro no site da editora, confesso que pensei que ele fosse um pouco clichê, mas não apostei nesse meu "acho" e comprei o livro. E que bom que eu não apostei em nada, porque eu amei o livro! A história não é muito longa, mas é muito divertida. Não percebemos que as páginas estão passando, e quando vemos, já acabamos. Foi isso que aconteceu comigo.
Os personagens são bem feitos e divertidos, e me identifiquei muito com a Alice.
Estou apostando tudo nessa mais nova autora, e espero mais livros dela. Assim como queria muito uma continuação de "O Garoto ao Lado". Mas, é só aguardando para saber, né.

 

Quotes

"Finalmente, eu entendia o que ele queria dizer. Seus olhos não poderiam dizer tudo, sua boca não conseguiria falar, ele precisava cantar, como eu precisava escrever.
" Ele não seria uma conveniência perfeita. Ele era minha inconveniência imperfeita e eu teria todas as perfeitas imperfeições para viver." 

Link do booktrailer: https://www.youtube.com/watch?v=ELX_8tb_O6Q&index=9&list=PL3gfF-62hklsJfNOdCiCCuB8HsxDhTXQU
 

3 comentários:

  1. De nada, fabulosa, eu que agradeço! Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler esse livro hoje. Demorei 2 ou 3 dias para ler, pq tenho o hábito de ler quando vou dormir.
    Pensei que era só eu q queria matar o Nicholas no inicio. Queria entender oq se passava na cabeça dele no início. Essa história é excelente, mas me deixou algumas duvidas como essa é outras. Espero que a autora faça uma continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é excelente!
      A Lari começou a escrever o segundo volume do livro, e está no Wattpad!
      Comecei a ler, e estou gostando bastante.

      Excluir